A pobreza e a exclusão social são dois graves problemas que muitas vezes surgem interligados e que carecem de intervenção. Estas preocupações de carácter social são uma das prioridades do Município do Peso da Régua.

Na sequência do Projecto Alagoas, cujo âmbito de acção foi o Bairro das Alagoas e cujos resultados foram oportunamente considerados pelo Secretário de Estado do Planeamento e Ordenamento do Território “um bom exemplo”, sustentado na maturidade do trabalho desenvolvido ao longo de três anos, o Município do Peso da Régua criou o Gabinete de Acção Social e Habitação, com o objectivo de dar continuidade ao que está feito, alargando essa intervenção a todo o concelho.

O que é?
O Gabinete de Acção Social e Habitação é um serviço Camarário de apoio à Comunidade, constituído por uma equipa multidisciplinar, com as seguintes áreas de intervenção:
Acção Social, Habitação Social e Acção Social Escolar.
Tem como finalidade primordial melhorar as condições de vida da população do concelho, em especial da mais desfavorecida, numa óptica de prevenção/redução dos fenómenos da pobreza e exclusão social, procurando intervir prioritariamente junto dos grupos populacionais mais vulneráveis.
É efectuado atendimento, encaminhamento, aconselhamento e respectivo acompanhamento das situações sinalizadas que serão apoiadas no âmbito da competência do Município e/ou encaminhadas e orientadas para as Entidades/Instituições competentes na área de apoio a descoberto.

A quem se dirige?
À população em geral, com especial atenção a crianças e Jovens, Idosos, Portadores de Deficiência e Grupos em situação de Risco ou Exclusão Social.

População Infanto-Juvenil
Elaboração de projectos de prevenção primária a nível da toxicodependência, sexualidade e estilos de vida saudáveis;
Parceria com a CPCJ no apoio às situações de crianças e jovens em risco.

População Idosa
Organização de actividades de lazer à população idosa, combatendo o isolamento social e tornar o idoso activo;
Detecção e encaminhamento de situações de mais vulnerabilidade para serviços adequados.

População Portadora de Deficiência
Identificação e encaminhamento de pessoas portadoras de Deficiência para as Instituições competentes e apoio aos familiares dos mesmos.

Emprego e Formação
Encaminhamento de indivíduos para a formação profissional;
Encaminhamento para CNO e RVCC;
Apoio para criação do próprio emprego – Microcrédito.

Acção Social e Escolar
Apoio às crianças e jovens dos diversos ciclos actuando com mais incidência desde ensino pré-escolar ao 3º ciclo do ensino Básico;
Apoio no transporte, material escolar e alimentação.

Habitação Social
Apoio aos Bairros Sociais Camarários;
Apoio às candidaturas de: requalificação da habitação – Solar H; programa conforto habitacional para pessoas idosas; arrendamento jovem – Porta 65.

Igualdade de Oportunidades
Apoio a grupos específicos da população, tais como vítimas de violência doméstica, imigrantes e outros grupos sociais de risco.

Saúde
Detecção e encaminhamento de situações para os serviços competentes.

Atendimento ao Público
O atendimento ao público é feito das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 na Câmara Municipal do Peso da Régua, sendo igualmente possível estabelecer contacto com o Gabinete de Acção Social e Habitação através do telefone 254 320 230 (Ext 275), bem como através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Com o trabalho que temos pela frente, pretendemos transformar cada medida, cada recurso, num factor de crescimento, no sentido da eliminação da pobreza e da exclusão no concelho do Peso da Régua, garantindo igualdade de oportunidades a todos os Reguenses.

Documentação Técnica

I Feira Social do Peso da Régua