Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

Associação Cultural Social e Desportiva de Galafura

Associação Cultural Social e Desportiva de Galafura

A Associação Cultural Social Desportiva e Rcreativa de Galafura foi criada em 1986 e até meados de 1990 exerceu a sua actividade na área cultural através do Rancho Follcórico de S. Leonardo de Galafura. A partir desta data e até Outubro de 2003 esteve inactiva. A sua reactivação a partir deveu-se à necessidade de existir uma entidade na freguesia que servisse de interlocutor junto da Segurança Social com o objectivo de promover a criação de um Centro de Convívio para Idosos, uma infra-estrutura bastante necessária nesta freguesia, dado o seu elevado número de idosos e a falta de qualquer apoio. Para tal, nesta data procedeu-se a uma alteração dos estatutos e à inclusão no nome da associação a palavra “social”.

O projecto de implementação do Centro de Convívio era para ser executado em parceria com a Paróquia, já que as instalações que iriam ser utilizadas pertenciam a esta entidade. Apesar da desistência da Paróquia no apoio à concretização deste projecto, a Associação mantém os contactos com  a Segurança Social, no sentido de cumprir esta prioridade da freguesia.

A Associação tem tido alguma actividade na área cultural através do Rancho Folclórico de S. Leonardo de Galafura que para além de ter participado em vários encontros de folclore a nível regional e nacional realizou em 22 de Agosto de 2004, pela segunda vez, um Festival de Folclore que se realizou no Monte de S. Leonardo.