Grupo Cultural e Recreativo de Vilarinho dos Freires

No início do ano de 1981, um grupo de amigos reuniu-se e criou um grupo a que deram o nome de Grupo Cultural e Desportivo de Vilarinho dos Freires. Inicialmente, era constituído por 24 sócios fundadores que pagavam uma quota mensal de 10$00 (dez escudos) cuja finalidade era incentivar os jovens à prática desportiva, bem como ao desenvolvimento de iniciativas culturais.

Em Abril desse mesmo ano, a Associação realizou a primeira prova de Atletismo, com a participação de 38 jovens atletas, divididos em quatro equipas: Vilarinho dos Freires, Alvações do Tanha, Presegueda e Santo Xisto.

Em Outubro desse ano organizaram a primeiro Campeonato de Sueca com a participação de 16 equipas, num total de 32 jogadores.

Em Fevereiro do ano seguinte, formaram o Grupo de Teatro, que se estreou em Maio, com a peça “A Bengala Milagreira e a Burra de D. Apolinário”.

Os Corpos Sociais foram eleitos em assembleia realizada a 9 de Novembro de 1983.

Nesta data foi constituída uma equipa de futebol para participação no Campeonato do INATEL, de Vila Real, na época 83/84.

A junção do Rancho Folclórico, do Grupo de Teatro e dos elementos que constituíam a equipa de futebol, deu origem ao actual Grupo Cultural Recreativo e Desportivo da freguesia de Vilarinho dos Freires.

No dia 19 de Março de 1985 foi feita Escritura Pública no Cartório Notarial do Peso da Régua, publicada no Diário da República III Série n.º 94, de 23 de Abril.

No período entre 1991 e 1999, o Grupo pertenceu à Casa do Povo de Vilarinho dos Freires que não incrementou as actividades iniciadas, resultando na inactividade.

Em 1999, o Grupo Cultural Recreativo e Desportivo reiniciaram as suas actividades, não tendo, desde então, deixado de evoluir e de promover a cultura da freguesia e do concelho.

É Centro de Cultura do INATEL, com o número 4372.

Em Abril de 2003 foi criado um Grupo de Bombos, baptizado com o nome de BOTABAIXO.

Actualmente, esta Associação possui 207 sócios inscritos.