Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro”

Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro”

Historial

O Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro” nasceu da Escola de Música da Casa do Povo de Fontelas e foi fundado oficialmente em 19 de Agosto de 1993.

O Grupo, desde início, traçou um projecto de interpretar e arranjar só música trasmontano-duriense e para tal fez e continua a fazer recolha na região, outras músicas fazem parte do Cancioneiro Duriense e Trasmontano, assim como outras com letras e música da autoria do próprio Grupo.

O Grupo é composto por 8 homens e 7 mulheres, os quais vestem trajes da região e os instrumentos utilizados são todos acústicos tais como viola baixo, violas, violas braguesas, cavaquinhos, bandolins, bombo, pandeireta, ferrinhos reco-reco.

A sua actividade reparte-se por casas de turismo rural, casamentos, festas sociais, viagens de barco no rio Douro, encontros de grupos de música popular, encontros de cantadores de janeiras, etc.

O Grupo possui um vasto repertório, mas há algumas mais emblemáticas como por exemplo Adeua ao Barco Rabelo, Lagarada, Ó Rapaz aperta a faixa, Fui ao Douro às Vindimas, Nossa Sra. Da Serra, Marcha da Cidade da Régua e muitas mais.

O Grupo efectuou até à data mais de mil actuações, tendo já estado no Brasil, aquando das comemorações dos 500 anos, na Bélgica, Espanha e percorrido o país quase de Norte a Sul, e possui alguns diplomas de mérito e de participações, já editou um trabalho em CD e Cassete e brevemente irá gravar um segundo trabalho.

Contactos

Morada:
Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro”
Casa do Povo de Fontelas
5050-027  Fontelas PRG
Telemóvel: 963933898 / 962486970 / 967494213

Galeria

 

    Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro”   Grupo de Cantares “Os Rabelos do Douro”