Rancho Folclórico e Recreativo de Godim / Régua

Historial

Fundado em 20 de Maio de 1979, logo após a  participação no cortejo etnográfico realizado por ocasião da Festa da Ascensão, também conhecida pela Festa do Queijo, em representação dos lugares de Ariz, Mera e Quintâ. Oficializado pelo Diário da República n.º  262 da III série, datado de 13/11/1979. pág. 12477 e 12478.

Por motivo do falecimento do casal " Carvalhais", fundadores e dirigentes do Rancho este esteve inactivo durante cerca de 10 anos.

Em 1998 rejuvenesceu com uma dinâmica, após pesquisar na  recolha dos  usos e costumes das raízes populares do folclore do Douro.

Constituído por 34 elementos com idades compreendidas entre os 14 e os 73 anos, o Rancho tem por finalidade levar o mais longe possível, os usos e costumes das danças e cantares do genuíno folclore do Douro ( a mais antiga Região Demarcada do Mundo ), como forma de divulgar e promover Peso da Régua terra berço do " Vinho do Porto".

Trajes

O Rancho apresenta uma variedade de trajes e utensílios ligados à vinha e ao rio. A maior parte dos trajes regionais eram usados no início do sec. XX pelas gentes da nossa região (Douro), bem como os adereços - Barco Rabêlo, Redes de Pesca, Cesto  Vindimo, Pulverizador, Crossa, Enxada de Ganchos, Pipo, Cesta da Enxertia, Cesta Vindimadeira, Pote, Atestador, Panelão, Aguilhada e o Açafate dos Rebuçados da Régua.

Apresentamos os seguintes trajes: o Arrais com Barco Rabêlo, Pescador, a Poda, Cavadores, Rapaz do Pipo, Enxertia, Vindimadeira, o Sulfatador, a mulher que transporta a comida, pote, os Noivos e a  Rebuçadeira.

Danças

O Rancho Folclórico e Recreativo de Godim/Peso da Régua, tem procurado mostrar danças e cantares, umas em coluna outras de roda. A maioria das danças são ligadas à vinha, recriando o Douro, as Rogas de Trabalhadores e os Barqueiros dançando no cais da Régua.

Destacamos as seguintes danças: Marcha de Godim, Fado Tocado, o Rio Douro, Nossa Senhora da Serra, Vindimas do Douro, a Cava, a Rabêla do Douro, o Malhão, Ó Vai de Roda, a Chula do Douro,  a  Marcha da Régua, Água Leva o Regadinho, a Lagarada  e Acabou-se Amor, Acabou-se.

Tocata

É constituída por instrumentos regionais, tais como: Acordeão, Concertina, Violas, Bandolim, Cavaquinho, Pandeireta, Harmónica, Bombo, Ferrinhos e Reco-Reco, Clarinete e Trac -Trac

Morada: Sede: Bº das Alagoas – Bl. 1 – Ent. 3 Cave 5
Av. Sacadura Cabral (Oficina Perdigão)