Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

Rancho Folclórico e Teatral de S. José de Godim

Rancho Folclórico e Teatral de S. José de Godim

Rancho Folclórico e Teatral de S. José de GodimO Rancho Folclórico e Teatral de S. José de Godim foi fundado em 1979 por um grupo de amigos que fizeram parte do primeiro cortejo etnográfico das festas da Ascenção, de Godim.

Este Rancho pertence ao concelho do Peso da Régua, distrito de Vila Real e à Região Demarcada do Douro. Esta Região é conhecida internacionalmente pela produção do tão afamado Vinho do Porto e de Mesa.

O Rancho é composto por cerca de 50 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 70 anos, dedicando-se ao folclore, ao teatro e ao desporto.

O seu festival de folclore realiza-se todos os anos na festa da freguesia de Godim – Ascenção.

Desde o primeiro festival de 1979 que o Rancho Folclórico e Teatral de S. José de Godim tem percorrido vários pontos do nosso País, desde o Norte ao Sul.

O nosso Rancho esteve em destaque na participação no Festival Nacional de Folclore de Aveiro, onde foi premiado com o segundo lugar.

Também conta com a participação nos 500 anos dos Descobrimentos do Brasil na cidade de Niterói e na Rádio Televisão Portuguesa, na homenagem ao escritor deste concelho: Dr. João de Araújo Correia.

As danças e cantares são oriundos dos nossos antepassados, os trajes são genuínos do nosso povo, que trabalha no campo e na vinha.