Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

Não nos é possível precisar a origem de Fontelas. Sabemos que foi Abadia dos Bispos do Porto e que durante as invasões francesas foi saqueada pelo exército do General Junot, que mitigou a sede em alguns armazéns, abrindo túneis para os esvaziar.

Cruzeiro de Fontelas

 

A Igreja Matriz de Fontelas, com cerca de 200 anos, tem um altar-mor de pura talha renascentista. O Orago é S. Miguel. Tem várias capelas dos séculos XVII, XVIII e XIX, tendo a Capela de S. Paulo, no cemitério, sido trazida para Fontelas, em 1880, do Monte do Viso. Esta Capela deve ser anterior a 1700.

O Parque Termal das Caldas do Moledo, situado a 5km da cidade da Régua, em direcção ao Porto, oferece-se como um local de repouso, onde o ambiente tranquilo, leva as pessoas a um descanso salutar. A estância termal está indicada para o tratamento de afecções reumáticas, bronquites, sinusites, rinites, laringites, faringites e dermatoses.

Ao subir, a paisagem que contemplamos é deslumbrante e aí se compreende Miguel Torga quando ao que a vista alcança chamou “doce mar de mosto”. A cada curva desfeita, a inebriante paisagem que o homem conquistou e fecundou.

 

 

 

Heráldica

Brasão: escudo de prata, com três nascentes heráldicas, alinhadas em faixa; em chefe, espada alçada de lâmina flamejante, de vermelho, sustendo balança de pratos do mesmo; em campanha, barco rabelo de negro, armado e cordoado do mesmo, vestido e com duas pipas de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «FONTELAS - PESO da RÉGUA».

 


Brasão de Fontelas

 

 

 

 

 

 

 

  Para saber mais sobre a freguesia de Fontelas, visite o seu site oficial.