Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

O miradouro do alto de Santo António é uma varanda sobre a Régua, de onde o turista pode apreciar a imponência da paisagem.

Capela do Justo Heitor

 

Com a serra do Marão à vista, os olhares ficam presos e o espírito sobressaltado pela imponência e rudeza dos penhascos. As Quintas de Santa Júlia (séc. XVIII), Torre (séc. XVIII) e de Travassos, onde viveu a Ferreirinha, são motivos para o turista demorar mais algum tempo nesta freguesia.

Junto à Igreja Matriz, a Capelinha onde se encontra o corpo de Heitor Mesquita, a quem os devotos chamam de Justo Heitor. Em vida, este homem foi um grande benfeitor, tendo procurado ajudar o povo. Após a sua morte, muitas pessoas recorrem a ele, em busca de auxílio espiritual.

Uma e outra erguem-se numa espécie de balcão em que a Natureza as colocou para oferecer aos seus inúmeros visitantes e devotos, uma paisagem deslumbrante, de que fazem parte Peso da Régua, Salgueiral, Godim e Jugueiros.

 

Heráldica

Brasão: escudo de prata, um loureiro de verde, arrancado do mesmo, entre dois pés de vide de verde, arrancados e folhados do mesmo, cada um com dois cachos de uvas de púrpura. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "LOUREIRO - PESO da RÉGUA".

Brasão de Loureiro

 

 

 

 

 

 

 

   Para saber mais sobre a freguesia de Loureiro, visite o seu site oficial.