Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Cuidar da floresta é garantir o futuroO Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, cuja iniciativa é do Instituto Português da Juventude, tem como grandes objectivos incentivar a participação dos jovens no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular e reduzir, assim, o flagelo dos incêndios através de acções de prevenção.

Tem, por sua vez, como entidade promotora o Município de Peso da Régua, sendo já o seu segundo ano consecutivo na promoção desta iniciativa que conta com resultados excelentes, onde os jovens participantes percorrem todo o Concelho.

Entre os dias 16 de Julho e 15 de Setembro decorreu, mais uma vez, este Programa no concelho de Peso da Régua.
O Município de Peso da Régua aderiu a este projecto, uma vez que para além de ser benéfico no apoio que é dado aos Bombeiros Voluntários, representa uma forma de ocupar de modo responsável os tempos livres dos mais novos. Ao participarem no projecto, os jovens aproveitam uma parte das suas férias junto da natureza, sendo útil à comunidade a que pertencem, ajudando a manter a natureza viva, envolvidos num desafio que é de todos nós: preservar e valorizar a área florestal portuguesa.

Foram aprovados um total de 20 jovens para o concelho. Na sua totalidade, o programa decorreu durante 4 quinzenas, com 2 ou 3 elementos por turno, funcionando 2 turnos por dia. Toda a área florestal do concelho foi vigiada mas os locais de posicionamento dos jovens foram nas seguintes freguesias:
- Sedielos (S. Tiago);
- Vinhós (Covo);
- Galafura (S. Leonardo);
- Canelas.

Foi um programa que produziu impacto na população, que cativou jovens para esta causa, que mostrou bons resultados e que será muito bem-vindo em anos posteriores.

Ficam algumas fotos dos jovens voluntários que aceitaram este desafio e participaram no programa.

 Jovens Voluntários   Jovens Voluntários