Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

www.eixoatlantico.comO Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, criado em 1992 por iniciativa dos municípios do Porto e Vigo, é uma associação transfronteiriça composta, actualmente, por 34 cidades: 17 da Galiza e 17 do Norte de Portugal.

Da Galiza fazem parte Barco de Valdeorras, Carballo, Carballiño, Coruña, Ferrol, Lalín, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Riveira, Santiago de Compostela, Sárria, Verín , Vigo, Vilagarcia de Arousa e Viveiro.

Por sua vez, no Norte de Portugal integram o Eixo Atlântico as cidades de Barcelos, Braga, Bragança, Chaves, Famalicão, Guimarães, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Matosinhos, Mirandela, Penafiel, Peso da Régua, Porto, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde e Vila Real.

Tem como objectivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem. Uma das suas prioridades é o reforço do papel da associação como interlocutor da euro-região Norte Portugal-Galiza, ante os governos de Madrid e Lisboa, assim como das instituições da União Europeia.

Áreas de actuação:
 - Desenvolvimento Sustentável;
 - Planeamento e Transporte;
 -Desenvolvimento Social;
 - Modernização da Administração;
 - Cultura;
 - Turismo;
 - Desportos.

Para saber mais sobre o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, visite o seu site oficial.