Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Por uma cidade mais limpa

O Município do Peso da Régua tem vindo a implementar medidas com vista a garantir melhor qualidade de vida aos munícipes, no que diz respeito à limpeza das ruas da cidade, procurando dar resposta plena às necessidades dos reguenses.

A rua dos Camilos era, desde há muito tempo, um problema identificado pela Associação Comercial, para o qual o Município procurou a melhor solução.
A partir de determinada hora, era comum verem-se sacos de lixo acumulados na rua, o que em nada contribuía para o asseio da cidade, nem tão pouco dignificava a imagem da mesma.
Da articulação feita com a Associação Comercial e depois da consulta aos seus associados, o Município procedeu à colocação de ecoponto junto à Casa do Douro.

Esta foi uma solução ponderada e assumida apenas por não ser tecnicamente viável a colocação deste meio de recolha de resíduos numa das ruas adjacentes, atendendo, sobretudo, ao seu declive.
Da utilização feita do ecoponto foi possível constatar que será necessário reforçar o contentor de lixo indiferenciado, estando já o Município a definir o local para a sua colocação.

Nesta altura, é evidente a melhoria da recolha de lixo na cidade. é, no entanto, importante que a responsabilidade do Município seja partilhada pelos moradores e comerciantes da rua dos Camilos, pois é imprescindível que eles próprios monitorizem e participem na gestão da limpeza da rua. Só desta forma estaremos em condições de garantir a qualidade do nosso espaço público.

As fotografias que acompanham esta notícia permitem perceber as diferenças entre o antes e o agora, sem espaço para dúvidas sobre a oportunidade e a eficácia da solução implementada.