Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Peso da Régua entre municípios subscritores

Um ano após a assinatura do protocolo de intenções no qual vários municípios manifestaram o interesse em aderir ao maior projeto turístico de Portugal, que une as cidades de Chaves a Faro, foi celebrada, no dia 5 de novembro, em Santa Marta de Penaguião, a escritura pública de constituição da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e de representantes de vinte e um municípios.

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 tem como objetivo principal aproveitar todas as potencialidades da EN2 ao nível económico e turístico, valorizando e dinamizando as localidades que a mesma abrange.

A Estrada Nacional 2 atravessa o território nacional de norte a sul, numa extensão de cerca de 740 Kms. É a estrada de maior dimensão do país, com início em Chaves e fim em Faro. Atravessa 11 distritos e 29 concelhos, sendo a única estrada nacional com estas características.

O Município do Peso da Régua considera que este projeto é uma grande mais-valia para os municípios envolvidos, os quais poderão trabalhar em parceria, uma vez que a interação e comunicação das autarquias, fora dos limites territoriais, é uma vantagem na gestão dos programas e permite mostrar as potencialidades de cada concelho. A importância e potencial desta iniciativa pioneira é o relacionamento entre municípios e, claramente, a complementaridade e diversidade de produtos e serviços. Nesta altura, o Município do Peso da Régua está já a desenvolver projetos com vista à valorização do troço da E.N. 2 que atravessa a cidade reguense.