Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia, Peso da Régua, participou no 12º encontro internacional de Clubes Europeus com o tema “Sharing is Caring” e na Parada Schuman, que tiveram lugar em Varsóvia, entre os dias 4 e 6 de Maio.
Esta iniciativa, realizada anualmente pela Fundação Polaca Robert Schuman, em parceria com a Fundação Evens, tem como objetivo incentivar os cidadãos europeus a participar ativamente no processo de unificação da Europa e na difusão do multiculturalismo e diversidade através da vivência e partilha dos valores da União Europeia.
Do programa constaram diversos workshops sobre a Europa e a União Europeia: identidade e importância de ser Europeu nos dias de hoje, valores da União Europeia, fragilidades da EU, o papel das Organizações Não Governamentais na defesa da cidadania europeia; assim como momentos de partilha sobre boas práticas e atividades dinamizadas nos diferentes clubes europeus dos dez países representados, espaços de discussão, bem como jogos e atividades lúdicas.
O Clube Europeu do AEJAC, dinamizado pela associação informal de alunos Avatar4ever, fez-se representar por dois alunos do 12º ano, turma A, Carolina Coelho e Nuno Araújo, acompanhados pela professora Martha Fernandes.
As múltiplas experiências vivenciadas ao longo destes dias por alunos e professores, assim como a vontade enorme de fazer a diferença na Europa enquanto cidadãos de um país mas, acima de tudo, enquanto cidadãos Europeus abrirão caminho a novas ideias e novas práticas, enriquecendo, desta forma, o trabalho fantástico que, diariamente, é realizado nos diferentes clubes europeus.