A Câmara Municipal do Peso da Régua assinou a 26 de fevereiro protocolos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia de Loureiro, Fontelas, Vilarinho dos Freires, Sedielos, União das Freguesias de Galafura e Covelinhas, União de Freguesias de Moura Morta e Vinhós, União de Freguesias de Peso da Régua e Godim, União de Freguesias de Poiares e Canelas, no valor de 293 mil euros.

De acordo com os protocolos foram delegadas nas oito Juntas de Freguesia competências para limpeza e conservação das vias municipais.
Nas Juntas de Freguesia de Loureiro e União de Freguesias de Galafura e Covelinhas foram ainda delegadas competências no âmbito da reparação e manutenção dos Jardins de Infância, bem como, recursos humanos.
Os acordos celebrados contemplam ainda uma compensação complementar para todas as Juntas de Freguesia que não possuem cantoneiro municipal.
Para além das competências delegadas, o Município manterá o apoio permanente no fornecimento de materiais de construção e financiamento de mão de obra da própria Junta de Freguesia, para a execução de obras assumidas e definidas pelas Juntas de Freguesia, em articulação com a Câmara Municipal. Trata-se de um apoio direto significativo que contribuí para a melhoria da eficiência do serviço prestado aos Munícipes por parte de cada Junta de Freguesia.

Estes são exemplos do trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal e as oito Juntas de Freguesia, orientado por rigor, com a meta final de tornar Peso da Régua um concelho melhor para todos.
A coesão territorial continuará a ser uma prioridade para o Executivo liderado por José Manuel Gonçalves que pretende, nessa perspetiva, manter a cooperação com cada uma das Juntas de Freguesia, descentralizar e investir no futuro do concelho. Trabalhamos todos por Peso da Régua.