A candidatura "Ideias com Mérito",promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, distinguiu o projeto "Ler... Comunicar... Integrar...", desenvolvido em parceria pelo Agrupamento de Escolas | João de Araújo Correia - Bibliotecas Escolares e o Município do Peso da Régua - Biblioteca Municipal.

No âmbito deste projeto, cerca de quarenta alunos, com necessidades educativas especiais, participaram, no passado dia 17 de maio, numa experiência diferente.

A proposta, avaliada em conjunto pelos vários técnicos envolvidos, teve por base a recolha de novas experiências e o contacto com novas realidades. Os resultados superaram em toda a linha de ação as expectativas previstas, como podem ser comprovadas pelas imagens. Para além dos alunos estiveram envolvidos nesta ação 8 docentes, 3 auxiliar e 2 técnicos.

As crianças com necessidades educativas especiais estão no coração deste projeto. A visita à Qta. de Sto. Inácio é o exemplo do que é possível fazer por cada uma delas, com o objetivo de as integrar plenamente, contribuindo para que, a seu modo, sejam felizes.

O trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal do Peso da Régua reflete uma responsabilidade que é de todos, pois a diferença destas crianças deve ser valorizada, com olhos postos num futuro com mais oportunidades, numa sociedade onde devem ter lugar, um futuro que deve ser acautelado porque a todos deve pertencer.