Entre os dias 22, 23 e 24 de junho, decorreu na zona do cais fluvial do Peso da Régua, a Festa em Honra de São João do Rio.

O primeiro dia das festividades ficou marcado pela realização da cerimónia religiosa em honra de S. João do Rio, seguindo-se a Procissão, com saída do Nicho de S. João, que acabaria por culminar na cascata, localizada no centro do cais.

As atividades continuaram ao longo do fim de semana, com vários bailes populares e o arraial de fogo de artifício a assinalarem esta época festiva, onde não faltou a sardinha assada, assim como os tradicionais martelinhos.

Um dos momentos mais altos desta festa, já com tradição em Peso da Régua, teve lugar na noite do dia 24 de junho, com centenas de pessoas a encherem as ruas desde a Av. da Galiza, passando pela Av. João Franco, até ao cais, para assistirem às Marchas de São João do Rio.

Neste marco célebre das festividades, desfilaram as marchas da Associação “o Baguinho”, do Rancho Folclórico e Recreativo de Godim, da Ass. da Região do Douro para Apoio a Deficientes (ARDAD), do Rancho Folclórico de Loureiro, bem como a Associação Bonamis e Acompaniado (Canelas), a Universidade Sénior do Peso da Régua, o Grupo de Marchas de Espinho e a Ass. Cult.e Rec. Os Amigos Vilarenses (Vilar do Paraíso – Vila Nova de Gaia). A par destes grupos, participaram ainda a Banda Juvenil Salesiana de Poiares, assim como Grupo de Bombos Godibombos.

As Marchas de São João do Rio traduziram-se numa verdadeira manifestação de alegria, cor e animação, conquistada pela dedicação de todas os grupos participantes.

A Festa em Honra de São João do Rio foi organizada conjuntamente pela Câmara Municipal do Peso da Régua e a Associação de Amigos Abeira Douro, contando com o apoio de várias entidades do concelho.