Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Decorreu no passado dia 17 de outubro, na Câmara Municipal, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação do Peso da Régua.

Nesta reunião, em que tomaram posse os conselheiros que integram esta instância, foram debatidostemas como o arranque do ano letivo 2018/2019, a flexibilidade curricular, a indisciplina e o abandono escolar.

No sentido de potenciar a criação de sinergias, foram identificadas ações de cooperação entre o Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, com a orientação da Universidade Aberta, de modo a proceder-se à realização de um seminário acerca da flexibilidade curricular, aplicado à realidade do nosso concelho, bem como um estudo mais aprofundado sobre os fatores de abandono e indisciplina, aplicado aos grupos de risco do território educativo de intervenção prioritária.

Nesta reunião foi ainda dado o primeiro passo para que a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodopossa integrar o Plano Experimental de Ciências, já em prática, há diversos anos letivos, no Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, o que permitirá a extensão do plano à área da vitivinicultura.

O Conselho Municipal de Educação tem como objetivos a promoção e coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos diversos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados. A par disso, este órgão pretende continuar a dinamizar e reforçar a sua intervenção no que diz respeito à análise e acompanhamento do funcionamento do sistema educativo, propondo as ações consideradas adequadas à promoção de elevados padrões de eficiência e eficácia do mesmo.