Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

 English  

 

 

 

O núcleo urbano da Régua é composto por duas freguesias: Peso da Régua e Godim. O comércio e os serviços conheceram um grande desenvolvimento nos últimos anos, mas a vinha e o vinho continuam a ser a imagem de marca da cidade.

A nível patrimonial destacamos a Igreja Matriz (séc. XVIII), a Capela do Cruzeiro (séc. XVIII), Cruzeiro do Senhor da Agonia, a Capela das Sete Esquinas (séc. XVIII), Casa Vaz (séc. XVIII), Casa do Dispensário (séc. XVIII), Capela do Asilo, assim como a casa da Real Companhia Velha, antiga sede da Real Companhia das Vinhas do Alto Douro, actual sede do Museu do Douro, bem como o Teatrinho da Régua e o Padrão Comemorativo da Viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. As três pontes identificam épocas diferentes da história do concelho e ligam-nos a um futuro assente no desenvolvimento das vias de comunicação, indispensável a uma maior dinâmica económica da cidade.

Na Régua, o turista pode ainda visitar o edifício da Casa do Douro, cuja construção data do segundo quartel do séc. XX, em granito polido e mármore, com vitrais da autoria do pintor Lino António, onde pode ver retratada a história da Região Demarcada do Douro.

A visita à Régua ficará completa com uma passagem pela Estação Ferroviária, onde o primeiro comboio chegou no dia 14 de Julho de 1879.

Galeria

 

Capela do Cruzeiro

Pontes sobre o rio Douro

Cais da Régua

Real Companhia Velha