Município Peso da Régua

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7

19 de Agosto de 2008 
Festas de Nossa Senhora do Socorro afirmam-se como o que de melhor se faz na Região

Peso da Régua está em festa, recebendo milhares de visitantes de diferentes pontos da Região e do País, cumprindo o objectivo de afirmar as Festas de Nossa Senhora do Socorro / Festas do Douro diante de um público cada vez mais alargado e diversificado.

O Festival de Francesinhas com os concertos de Mónica Sintra, Jorge Palma, Cristiane Sollari e Da Weasel, a 3.ª Prova de Perícia N.ª Sr.ª do Socorro, a 3.ª Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos), a Sessão de Fados, o espectáculo de Stunt Riding, o Desfile, o arraial do Peso, a Procissão do Triunfo e os Arraiais do Rio foram pontos do programa cumpridos com sucesso.

Pelo segundo ano consecutivo 2.º Festival de Francesinhas resulta em sucesso

Integrado no programa oficial das Festas de Nossa Senhora do Socorro / Festas do Douro, realizou-se de 07 a 10 de Agosto, em Peso da Régua, Festival da Francesinhao 2.º Festival da Francesinha, uma aposta da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Socorro, que conta com o apoio do Município do Peso da Régua e o patrocínio oficial da Sagres.

O parque multiusos transformou-se numa praça da restauração ao ar livre, onde estiveram presentes seis restaurantes - cinco de Peso da Régua e um de Braga, especializados na confecção da francesinha.

Assim, o Parque Multiusos foi um lugar de passagem obrigatória para os apreciadores de francesinhas. A iniciativa foi, pelo segundo ano consecutivo, um grande sucesso, tendo passado por aqui largos milhares pessoas não só de concelhos da região Douro, mas também de outros pontos do País.

No recinto, cuja entrada foi livre, decorreram espectáculos diários com actuação de bandas ao vivo: Mónica Sintra, Jorge Palma, Cristiane Sollari e Da Weasel.

Concerto de Mónica Sintra Concerto de Jorge Palma Concerto de Jorge Palma Concerto de Jorge Palma
Concerto de Cristiane Sollari Concerto de Cristiane Sollari Concerto dos Da Weasel Concerto dos Da Weasel

 

3.ª Prova de Perícia Automóvel Nossa Senhora do Socorro

Paralelamente, decorreu no dia 9 de Agosto - Sábado, a 3.ª Prova de Perícia Automóvel Nossa Senhora do Socorro, realizada em parceria pela Comissão de Festas de Nossa Senhora do Socorro e o Clube Automóvel da Régua, com o apoio do Município do Peso da Régua.

Em virtude da deslocação do parque de diversões para as imediações do Clube de Caça e Pesca, onde nos dois últimos anos se realizou esta prova de desporto motorizado, a 3.ª Prova de Perícia Automóvel Nossa Senhora do Socorro realizou-se na Rotunda do Tondela. A mesma contou com a presença de participantes oriundos de toda a Região, tendo decorrido sem sobressaltos, mantendo a emoção e adrenalina até ao final.

3.ª Prova de Perícia Automóvel Nossa Senhora do Socorro 3.ª Prova de Perícia Automóvel Nossa Senhora do Socorro 3.ª Prova de Perícia Automóvel Nossa Senhora do Socorro 3.ª Prova de Perícia Automóvel Nossa Senhora do Socorro

 

3.ª Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos)

A 3.ª Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos) realizou-se no dia 10 de Agosto - Domingo, tendo registado uma participação superior à do ano transacto. Sessenta concorrentes animaram a tarde de todos os que quiseram apreciar de perto uma modalidade cujos adeptos em Peso da Régua são cada vez mais.

3.ª Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos) 3.ª Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos) 3.ª Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos) 3.ª Corrida de Automóveis (madeira/rolamentos)

 

Sessão de Fados

Dia 11 de Agosto, Segunda-feira, o fado saiu à rua, cumprindo-se a tradição junto à Igreja Matriz e no Largo do Eirô.

Sessão de Fados Sessão de Fados Sessão de Fados Sessão de Fados

 

Stunt Riding em Peso da Régua

Dia 12 de Agosto, a  Av.ª do Douro, com uma moldura humana composta por largas centenas de espectadores, foi palco de espectáculo de Stunt Riding, integrado no programa oficial das Festas de Nossa Senhora do Socorro. Uma nova aposta da Comissão de Festas, que parece ter agradado a todos os presentes, que conferiram grande animação às demonstrações feitas por Paulo Matias, Vice-Campeão Nacional de Stunt Riding.

A segurança no local foi assegurada pelos Bombeiros Voluntários e pela G.N.R. do Peso da Régua.

Stunt Riding com Paulo Matias Stunt Riding com Paulo Matias Stunt Riding com Paulo Matias Stunt Riding com Paulo Matias

 

Desfile levou milhares de pessoas às principais avenidas da cidade

Cinco Fanfarras, cinco grupos de samba, dois grupos de animação de rua e cinco grupos de bombos coloriram dia 13 de Agosto as principais avenidas de Peso da Régua, emolduradas por milhares de pessoas.

Do largo da Estação da CP à Avenida do Douro, centenas de foliões deram vida ao desfile que se assume como um dos principais cartazes das Festas de Nossa Senhora do Socorro / Festas do Douro.

Desfile Desfile Desfile Desfile
Desfile Desfile Desfile Desfile

 

O bairrismo marcou a noite de 14 de Agosto, que levou até à parte alta da cidade milhares de pessoas. A melhoria contínua da qualidade do arraial do Peso tem sido uma aposta da Comissão de Festas, cujos resultados são reconhecidos e motivadores para o trabalho futuro.

 

Milhares de pessoas prestaram homenagem a Senhora do Socorro

No dia 15 de Agosto, foi atingido o ponto mais alto das Festas de Nossa Senhora do Socorro com a Procissão do Triunfo. Peso da Régua, mais uma vez, abriu as portas a todos quantos quiseram participar na homenagem pública prestada a Nossa Senhora do Socorro, tendo sido milhares os que deram testemunho da sua fé.

Procissão do Triunfo Procissão do Triunfo Procissão do Triunfo Procissão do Triunfo
Procissão do Triunfo Procissão do Triunfo Procissão do Triunfo Procissão do Triunfo

 

Os arraiais do rio ombrearam com o que de melhor se faz no País e no Mundo, reafirmando-se a aposta no aproveitamento de recursos naturais como são o rio Douro e os socalcos que envolvem a cidade, para vincar a marca Peso da Régua e a qualidade destes espectáculos.